Muita gente não sabe, mas este é um dos erros que a maioria das pessoas cometem ao tomar café. Quando você prepara o seu café, ele deve ser consumido em, no máximo, até 30 minutos após o preparo para ter seu efeito antioxidante. O cuidado com o café velho não é só questão de paladar, mas também de saúde.
Se você preparar e deixá-lo guardado na garrafa por mais que esse tempo, você consumira um café oxidante, ou seja, ele não tratará todos os benefícios à sua saúde. De acordo com a nutricionista Alessandra Gaspar Sousa, após 30 minutos, o café fresco pode começar a ter um sabor ruim. Isso ocorre porque inicia-se o processo de oxidação do café, gerando a degradação das substâncias da bebida, alterando com isso o paladar e o aroma. “O café oxidado pode provocar efeitos prejudiciais na saúde, como problemas gastrointestinais e náuseas”, explica a nutricionista.
Para preservar o delicioso sabor e aproveitar todos os benefícios que o café nos traz, a dica é que, a partir de agora, você prepare apenas a quantidade que será consumida no momento. Fazer o seu café em menores quantidades também serve para evitar o desperdício e garantir sempre um café fresquinho e saboroso.
Quantidade ideal por dia
De acordo com pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é, no máximo, de 400 mg da substância por dia ou 4 xícaras de café fresco (225 ml).
Já para outros grupos de pessoas, o recomendável é o seguinte:
Crianças (a partir de 2 anos) e adolescentes: 100 miligramas de cafeína (cerca de 1 xícara coado);
Gestantes e lactantes: 200 miligramas de cafeína (cerca de 2 xícaras coado);
Sensíveis à cafeína: de 100 a 200 miligramas de cafeína;
Crianças menores de dois anos não devem ingerir café, pois a mucosa gástrica é sensível e as substâncias contidas na bebida podem irritar o estômago, comprometendo a digestão.
Ah, só para lembrar: quando ingerido à noite pode prejudicar o sono.