Exagerou um pouco na bebida alcoólica e acordou com aquela forte dor de cabeça e sem disposição para absolutamente nada? Normal. Difícil isso já não ter acontecido com alguém antes. Isso se chama ressaca. Em casa, temos um forte aliado nessa luta: o cafezinho de todos os dias.
De acordo uma reportagem da revista Superinteressante, o café pode sim ser utilizado como um combatente à ressaca. Seu ingrediente principal, a cafeína, funciona como um neutralizante dos efeitos do álcool, facilitando a passagem das mensagens entre os neurônios do cérebro e acelerando a atividade do sistema nervoso central.
O café para quem está de ressaca, além de outros benefícios, facilita o trabalho do organismo na transformação do álcool. Segundo pesquisas, a cafeína pode diminuir a sensação de sonolência e a dor de cabeça causada pela intoxicação alcoólica. Mas dê preferência à bebida adoçada, afinal o açúcar é fonte de energia. Além do café, uma bebida indispensável e que vem em primeiro lugar é a água.
De acordo com o médico Drauzio Varella, o fígado, responsável pelo metabolismo de todo álcool ingerido, consegue processar apenas uma quantidade limitada de álcool por hora. Então, os efeitos da ressaca podem demorar algumas horas para passar.
Uma xícara de café até pode te dar mais energia para enfrentar um dia de ressaca e ajudar a aliviar a dor de cabeça, mas você não deve exagerar. Beba muita água. Não se esqueça: mantenha-se sempre hidratado (a)!
Outros alimentos que ajudam
- Ovo
- Abacate
- Sopas
- Missoshiru
- Água de Coco
- Suco de frutas
- Frutas e vegetais
- Pão e biscoito de água e sal
- Bebidas isotônicas