17 maio

Cheiro do café estimula o cérebro

Olha só o poder do cheiro do café. Essa bebida que tanto amamos faz bem até ao cérebro. Basta sentir o aroma do café fresquinho para que o humor melhore. A sensação de disposição despertada pela fragrância do café não é só coisa da sua imaginação.

Estudos recentemente publicados comprovam que o aroma dessa bebida pode sim ser capaz de aguçar determinadas áreas do cérebro humano. Durante um estudo, um grupo de pessoas expostas ao cheiro do café conseguiu alcançar uma pontuação “significativamente mais alta”. Apenas o cheiro da bebida já é o suficiente para despertar o cérebro humano de alguma forma.

O aroma do café melhora nossas habilidades cognitivas, ou seja, otimiza a atenção, a capacidade de análise, de resolver problemas e o desempenho profissional e acadêmico em geral. De acordo com a pesquisadora da Stevens School of Business, de Nova Jersey (EUA), Adriana Madzharov, além do cheiro do café ter contribuído de maneira proveitosa, fazendo com que essas pessoas atingissem melhores resultados em tarefas analíticas, o estudo indicou também que as expectativas otimistas de seus participantes foram em parte responsáveis pelo seu melhor desempenho.

Resumindo: se em uma sala tiver o cheiro de café, cerca 90% das pessoas que estejam naquele ambiente vão sentir um bem-estar. O nosso cérebro é apaixonado por café, pois estimula, gera prazer e ativação. Só o aroma pode ser capaz de ativar esses processos devido ao percurso neuronal, que acontece entre o córtex cerebral e o sistema límbico.