15 mar

Jesuítas: a casa do Café Gosto Bom

Conhecida como a “capital do café” no oeste do Paraná, o município de Jesuítas foi criado em 13 de maio de 1980, sendo desmembrado de Formosa do Oeste. Mas a história da cidade começou bem antes. Os primeiros pioneiros chegaram em 1959 e 1960, em busca da exploração do comércio de madeiras, do comércio generalista de secos e molhados, e do cultivo agrícola. O nome Jesuítas foi dado ao município em homenagem aos padres jesuítas que catequizaram os índios que viviam na região.

Marcada por grandes cafezais, onde já contou com mais de 10 milhões de pés plantados no passado, o cultivo de café já foi o sustentáculo econômico no município. Com uma população de 9.001, segundo o último Censo do IBGE em 2010, a cidade cultiva a tradição de ser acolhedor e tem como slogan: “Jesuítas, cidade querida”.

Neste solo abençoado que o casal Francisco Carrilho Garcia e Neide Agassi Garcia fundou o Café Gosto Bom, em 2001. Hoje, a empresa está situada em um ponto estratégico no município, na Rodovia Dr. José Maria da Silva, km 1, bem próximo ao trevo de acesso para quem vem de Assis Chateaubriand. “Somos uma empresa basicamente familiar, trabalhando diretamente com o propósito de levar até o cliente um excelente produto, o verdadeiro gosto do café”, assim definem os proprietários.