28 nov

Opções saudáveis de café

Enquanto buscamos levar uma vida mais feliz, muitos de nós buscamos maneiras de fazer escolhas mais saudáveis, quer isso signifique reduzir os lanches ao longo do dia ou reservar um tempo para se exercitar com mais frequência.

No entanto, um estilo de vida saudável não significa que devemos nos restringir ou cortar as coisas que amamos. Se o café é uma daquelas coisas que você adora, ficará satisfeito em saber que tomá-lo não apenas o animará pela manhã, mas também oferecerá inúmeros benefícios à saúde. A maneira como você bebe seu café e as adições que você faz contribuirá para os benefícios potenciais que ele oferece; então, qual é a maneira mais saudável de tomar café e como você pode começar a fazer escolhas de café mais saudáveis?

Pequenas mudanças
Se o seu pedido de café habitual tende a ser carregado de açúcar, escolher uma opção mais saudável, talvez substituindo o açúcar por mel, canela, tâmaras, stevia, cacau em pó sem açúcar, baunilha.

Bom para a saúde
Não há nada de errado em desfrutar de um café que inclua adições como leite integral, creme ou açúcar, mas bebidas como essa não podem necessariamente ser consideradas as opções “mais saudáveis” e podem conter mais calorias do que você espera.

No entanto, quando apreciado puro e sem açúcar, o café oferece vários benefícios à saúde, tornando-se uma grande parte da sua rotina diária. Ele contém vários nutrientes e antioxidantes, ajudando a apoiar a saúde do cérebro, do coração e do fígado, além de potencialmente fazer você viver mais.

Mais saudável

BEBER CAFÉ PRETO
Mantenha-o simples com um café preto clássico sem complicações ou frescuras. Cuidado para não exagerar. Até quatro xícaras por dia estão ótimas. Gestantes, crianças e pessoas sensíveis à cafeína devem seguir recomendação médica.

EXPRESSO
O expresso é a base da maioria dos cafés. É feito forçando uma pequena quantidade de água quente através de grãos de café finamente moídos sob pressão, resultando em uma pequena xícara de café concentrado com um creme espesso.

Esta é a opção perfeita para quem gosta de um café forte e não precisa de nada para temperar o sabor.

AMERICANO
Para muitos, um Americano é a escolha certa para o café. É simplesmente expresso com mais água quente adicionada, proporcionando um café menos intenso, mas ainda assim maravilhosamente saboroso.

Se você não gosta de beber preto, adicionar leite ou alternativas ao leite pode tirar um pouco do amargor, ajudando a evitar o acúmulo de colheres de açúcar.

MACCHIATO
Essa é outra bebida à base de café expresso com a adição de uma pitada de espuma de leite. A quantidade mínima de leite e sem adição de açúcar ou xaropes o torna um ótimo café para quando você precisa daquele impulso do meio-dia sem arriscar uma queda de açúcar.

CORTADO
Se o expresso intenso e os cafés pretos não são para você, um cortado pode ser a alternativa perfeita. Os cortados são feitos combinando uma dose de café expresso com partes iguais de leite cozido no vapor, removendo novamente um pouco dessa acidez sem a necessidade de adicionar açúcar.

ADICIONANDO LEITE
Quando você começa a adicionar leite ao seu café, também começa a adicionar mais calorias – mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. O leite de vaca é rico em nutrientes como cálcio, potássio e vitamina D, além de ser uma boa fonte de proteína – o que o torna um excelente complemento para uma dieta saudável e balanceada.
Lembre-se: leite desnatado ou semidesnatado é sempre uma opção se você quiser desfrutar de um bom café com leite, mas reduzir um pouco a ingestão de calorias.
Com informações de Esquires Cofffee.