Se deixar, a gente toma o dia inteiro. Mas, de acordo com especialistas, um bom horário para tomar café é das 9h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Isso porque o corpo funciona a partir de um ciclo hormonal de 24 horas. Nesses intervalos, os níveis de cortisol estão baixos e a cafeína pode fazer seu trabalho sem obstáculos.
Você gosta de tomar o café ao acordar? Segundo o neurocientista Steven Miller, da Universidade Militar de Ciências da Saúde, os níveis do hormônio são geralmente altos logo depois de acordar, mas começam a cair uma hora depois. Portanto, deve-se levar em conta o horário que a pessoa levanta para descobrir a hora de ingerir café. Vale acrescentar que, segundo ele, as taxas de cortisol também crescem na hora do almoço e entre 17h30 e 18h30.
Enfim, com essas informações, conforme o horário que você acorda, poderá definir o melhor horário para tomar um cafezinho e aproveitar todos os benefícios que a bebida pode gerar ao seu organismo.
Quantidade de café por dia
De acordo com pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é, no máximo, de 400 mg da substância por dia ou 4 xícaras de café fresco (225 ml).
Já para outros grupos de pessoas, o recomendável é o seguinte:
Crianças (a partir de 2 anos) e adolescentes: 100 miligramas de cafeína (cerca de 1 xícara coado);
Gestantes e lactantes: 200 miligramas de cafeína (cerca de 2 xícaras coado);
Sensíveis à cafeína: de 100 a 200 miligramas de cafeína;
Crianças menores de dois anos não devem ingerir café, pois a mucosa gástrica é sensível e as substâncias contidas na bebida podem irritar o estômago, comprometendo a digestão.
Ah, só para lembrar: quando ingerido à noite pode prejudicar o sono.