Cada um tem o seu jeito de preparar o café que tanto ama. São muitas formas de preparo. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas ou erram no passo a passo. Para ajudar a todos e deixar o cafezinho do nosso dia a dia ainda mais gostoso, separamos algumas dicas, que vão fazer a diferença. Confira:
Recipiente
Seu café deve ser mantido na embalagem original para preservar o sabor e o aroma, ou em vasilhame próprio para isso. O Café Gosto Bom, entre as opções de embalagem, há uma de pote, que é o predileto das donas de casa.
Ah, esqueça a geladeira. Escolha um local seco e arejado.
Água
Caso puder, use água mineral ou filtrada, para garantir um melhor sabor. Lembre-se: nunca deve ser fervida. A água para o preparo deve estar numa temperatura entre 90º C e 100º C. Assim que aparecerem as primeiras bolhas, a temperatura estará ideal.
Preparo da garrafa
Onde você for guardar o cafezinho já pronto deve estar aquecido. Desse modo, escalde sua garrafa térmica e xícara antes de fazer a bebida.
Filtro
Seja ele de pano ou papel, deve ser, antes, escaldado, para que nenhum sabor interfira no preparo. Ah, lave o filtro de pano apenas com água, nunca com detergente.
Medida ideal
Para cada 500 ml de água, utilize 2 a 3 colheres de café.
Se a bebida resultar sem sabor (fraco), aumente a quantidade de café. Se a bebida ficar amarga (forte), diminua a quantidade de pó. A medida correta deve ser experimentada até encontrar aquela que melhor atenda ao seu paladar.
Preparo
A água deve ser despejada em fio sobre o pó, de duas maneiras: se você prefere um café mais leve, despeje mais rápido. Para um café mais encorpado e forte, a água deve cair lentamente. A água deve molhar todo o pó e, após 6 minutos, a bebida que sair do coador deve ser descartada, pois já possui muitas impurezas que vão deixar seu café muito amargo. E nada de mexer com a colher ou ferver o pó na água.
Não adoce o café durante o processo de preparo. Adoce na xícara.
Consumo
De acordo com nutricionistas, o café deve ser consumido até 30 minutos após seu preparo. Depois desse período, o café pode começar a ter um sabor ruim. Isso ocorre porque inicia-se o processo de oxidação do café, gerando a degradação das substâncias da bebida, alterando com isso o paladar e o aroma.
Outro ponto: nunca, jamais deve ser requentado e o pó não pode ser reutilizado.
Uma última dica: prepare sempre a quantidade exata do café para o consumo imediato.
Com informações da Diiiirce.