É bem isso mesmo o que você leu no título. Vários estudos na área já foram realizados e beber café auxilia na perda de peso por causa da aceleração do metabolismo e pela queima de calorias. Esse cenário se dá pelo aumento da termogênese, elemento presente na cafeína.
“A cafeína também contribui para a perda de peso pela ação direta na quebra da gordura pelo estímulo na enzima Lipase, que contribui para a quebra da gordura em estoque, lançando-a na corrente sanguínea para ser oxidada, ou seja, queimada”, explica a nutricionista Andrea Zaccaro de Barros, em artigo ao site Minha Vida.
Para a prática de atividades físicas, o café é um forte aliado, pois estimula a ação dos músculos durante os exercícios prologados, passando a utilizar a gordura como fonte de energia em vez de açúcares encontrados nos carboidratos. Além disso, essa bebida contém uma porção de nutrientes. A mais conhecida é a cafeína, que ativa a adrenalina e, por isso, nos deixa mais alerta, melhora a concentração e dá mais energia para as práticas físicas.
Conclui-se que ao menos 6 xícaras de café durante um dia intensifica o consumo de energia em até 100 calorias. Impressionante, não é?! Mas não exagere e tenha cuidado: toda dieta requer atenção e uma visita ao médico ou acompanhamento de um nutricionista. Um profissional na área é indispensável.